terça-feira, 25 de março de 2008

Exposição de templos e palácios japoneses em São Paulo

Uma exposição de maquetes que reproduzem templos e palácios do Japão fazem o público conhecer parte da história nipônica sem sair de São Paulo.



Maquetes mostram detalhes os santuários e castelos conhecidos pelos nipônicos

A exposição conta com 15 maquetes pertencentes ao Consulado do Japão em São Paulo, exibidas em torno de um jardim japonês criado especialmente para a mostra. Entre as obras destaca-se a reprodução do santuário xintoísta Itsukushima, erguido no século VI, na ilha com o mesmo nome, localizada na província de Hiroshima. Por abrigar o santuário dedicado às deusas guardiãs do mar, a ilha é considerada sagrada. Também chama a atenção a maquete que representa o templo budista Horyuji, cuja construção, que data do ano de 607, ainda conserva parte de sua madeira original.

Considerado o maior e mais belo castelo japonês, o Himeji, localizado na cidade de mesmo nome, na Província de Hyogo, também está presente na exposição. Sua construção teve início no ano de 1346 e só foi finalizada em 1609, período em que a atual torre principal foi construída. Vale à pena prestar atenção à reprodução fiel das extremidades do telhado da torre principal, decoradas com duas criaturas míticas com cabeça de dragão e corpo de peixe, que simbolizavam o poder do senhor do castelo e protegiam contra incêndios, de acordo com a crença da época.

Além das maquetes, a exposição conta também com gravuras dedicadas aos ”50 anos da Bomba de Hiroshima” (1945/1995). São obras de artistas como Tomie Ohtake, Carla Petrini, Renina Katz e outros que foram doadas ao Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo em 1996

SERVIÇO:

Exposição de maquetes Templos e Palácios Japoneses
Quando: até 8 de junho de 2008
Local: Palácio dos Bandeirantes
Endereço: Avenida Morumbi, 4.500 - Mezanino
Informações: (11) 2193-8282
Agendamento Eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Visitas: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h
Entrada franca


Fonte: Made In Japan

0 Comments: